Apólogo

Apólogo

"O velho Torquato dá relevo ao que conta à força de imagens engraçadas ou apólogos. Ontem explica o mal de nossa raça: preguiça de pensar.
E restringindo o asserto à classe agrícola:

- Se o governo agarrase um cento de fazendeiros dos mais ilustres e os trancasse nesta sala, com cem machados naquele canto e uma floresta virgem ali adiante; e se naquele quarto pusesse uma mesa com papel, pena e tintas, e lhes dissesse:
"Ou vocês pensam meia hora naquele papel ou botam abaixo aquela mata", daí cinco minutos cento e um machados pipocavam nas perobas!... "

(Monteiro Lobato - Cidades Mortas)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ANAIS POLÍTICOS: GLOBO VALORIZA A EDUCAÇÃO

"O mesmo grupo dos Marinho que toda semana martela sobre educação, seja com a sra. Leitão falando pela manhã no "chique" Bom Dia Brasil, seja em seus Telecursos; é o que sabota o Plano Nacional de Banda Larga, que poderia tirar da escuridão todas as crianças das zonas mais pobres do país, seja nas escolas das periferias e dos sertões, seja nas casas através de seus computadores adquiridos com subsídio governamental.

E que não venham dizer que é uma mera questão econômica. Que a Globo e seus parceiros não são contra a educação. São apenas contra o fato de que eles não ganhem nada com isso. Ora, se os miseráveis do Brasil não podem pagar pela banda larga, como de fato não podem, sabotar a banda larga é apoiar a educação? É meramente uma questão econômica?

Na visão da decadente elite brasileira, pobre deve ter somente o tanto de educação que lhes permita ler e escrever, para não errar na hora de misturar o ingrediente na comida ou tomar o ônibus errado e chegar atrasado no trabalho. Este escriba já ouviu proeminentes jornalistas curitibanos criticando a quota para alunos pobres, nas Universidades Federais. Disseram em alto e bom tom, para quem quisesse ouvir, na CBN que era um "absurdo". Se a classe média dá um duro danado para seus filhos irem a um cursinho para poder frequentar a faculdade Federal, como pode agora o Governo querer reservar metade das vagas para quem é pobre?

Não entra na cabeça destes senhores que se a classe média à qual eles pertencem (média especialmente em cérebro), que, se os filhos deles têm direito ao estudo, os pobres também têm. E se eles podem pagar um cursinho, talvez possam pagar uma faculdade particular. Os pobres não podem nem pagar o cursinho, nem a universidade privada. Ou seja, danem-se os pobres. Não têm nem nunca terão nada enquanto isso significar tirar algum privilégio destes senhores.

O que é isso? É ser a favor da educação?

Quantas vezes a mídia, especialmente Folha, estadinho e Globo criticaram todas as iniciativas governamentais da esquerda de dar escola e universidade ao povo? Sempre tudo era uma questão de custo. Custo para os ricos é investimento. Para os pobres é desperdício, é incentivo à vagabundagem.

Neste mesmo blog (Anais Políticos) já foram contadas algumas pérolas sobre o que pensa nosso cidadão mediano. Ele talvez não consiga chegar ao topo então, também não permitirá que o pobre se aproxime dele. É meio coisa do ser humano, querer se sentir especial, nem que seja sobre a miséria de outro.

Se eu não tenho nada, você também não pode ter.

Educação para uma certa elite do Brasil, é mero discurso para ganhar voto e simpatia. Pobre na verdade tem que continuar a ser bibelô de Ana Maria Braga para ser mostrado como curiosidade, como animal na jaula do zoológico, em seus programas transmitidos direto da zona da miséria.

Pobre contamina. Talvez por isso Serra tenha gravado seus programas do primeiro turno em uma favela montada em estúdio. Que Deus o perdôe se entrar em uma favela real.

Deveriam derrubar a máscara. Fazer como está fazendo a cada dia mais a revista Veja. Mostrando realmente quem é e o que pensam os donos do poder."

Nenhum comentário:

Postar um comentário