Apólogo

Apólogo

"O velho Torquato dá relevo ao que conta à força de imagens engraçadas ou apólogos. Ontem explica o mal de nossa raça: preguiça de pensar.
E restringindo o asserto à classe agrícola:

- Se o governo agarrase um cento de fazendeiros dos mais ilustres e os trancasse nesta sala, com cem machados naquele canto e uma floresta virgem ali adiante; e se naquele quarto pusesse uma mesa com papel, pena e tintas, e lhes dissesse:
"Ou vocês pensam meia hora naquele papel ou botam abaixo aquela mata", daí cinco minutos cento e um machados pipocavam nas perobas!... "

(Monteiro Lobato - Cidades Mortas)

domingo, 31 de outubro de 2010

BRASIL: Primeira mulher presidindo o país

Na década de 60 e 70 um Golpe Militar abrange o país, juntando forças de dominação com o capital estrangeiro, grande parte da Igreja e a fala ditatorial de proteção à família, à moral, a ordem e ao progresso nos levou a uma maior desigualdade.
Após 500 anos de colonização, de exploração, de escravidão, de mercantilização, o país demonstra uma forma de evolução, de resistência a este tipo de pensamento..
Os brasileiros herdeiros deste cenário elegem um metalúrgico, um operário representante da ala trabalhadora.
Hoje podemos ver um país em emancipação que já consegue enxergar que a manipulação da mídia, a fala mansa de proteção aos bons costumes, são as mesmas formas de dominação desde que o país foi colonizado.
Hoje é um dia de parabenizar esta emancipação mental.
Educação e conscientização é uma das heranças deixadas pelo governo Lula e é por esta conscientização que hoje elegemos a primeira MULHER a presidir este país, e vinda também dos braços dos trabalhadores.

Mais uma vitória deste país ainda tão desigual na história, na memória, e na amplidão de sentidos. Vamos traçar um caminho que nos leve a uma desigualdade ainda menor.


PARABÉNS, DILMA ROUSSEF.

(Luara)

Um comentário:

  1. Bravo...
    Concordo que nosso pais evoluiu e esta em uma tremenda evolução rumo ao desenvolvimento social em todos os sentidos!
    Parabéns a democracia e a primera mulher eleita em nosso Pais DILMA ROUSSEF.

    Luiz Sales "Quick"

    ResponderExcluir